segunda-feira, 15 de abril de 2013

Unidades básicas terão expediente noturno quinzenalmente em Caicó

saude atitude 








Uma vez na semana a cada quinze dias as Unidades Básicas da cidade de Caicó terão expediente noturno. A idéia partiu dos enfermeiros lotados no Município, que elaboraram um projeto o qual mostra a importância do atendimento à população durante a noite. A proposição foi conversada em reunião com o Secretário Municipal, Galvão Freire, que se mostrou favorável ao projeto.


“As Unidades vão estar abertas à noite uma vez na semana a cada quinze dias, então é importante que a população procure os postos de saúde dos bairros para saber que dia será esse. É uma forma de atender a uma solicitação da própria comunidade e garantir o atendimento a uma demanda existente e reprimida”, explicou Josilene Maria, coordenadora de promoção a Saúde.


Os atendimentos serão somente de enfermagem e os profissionais farão o envio de um relatório mensal à Secretaria de Saúde relatando as atividades, atendimentos e serviços que foram oferecidos no período noturno. “No dia que o atendimento for noturno, os enfermeiros estarão durante o dia nos postos, reunidos para fazer o planejamento das atividades. É preciso esclarecer a população que, nesse caso, mesmo sem a presença  dos profissionais da enfermagem, as unidades básicas estarão abertas para os caicoenses”, esclarece a coordenadora.

O projeto inicial aconteceu no bairro Boa Passagem no início de abril e a equipe técnica da secretaria já mostra os resultados, principalmente no atendimento ao homem. “Foram mais de 30 atendimentos, o que mostra a necessidade da população nesse horário noturno. Os homens, por exemplo, foram os que mais procuraram, já que a maioria trabalha durante o dia e, geralmente, não tem tempo para procurar os postos de saúde da cidade”, destacou Josilene.

Segue abaixo os dias de abertura, quinzenalmente, das UBSs no horário noturno:
Terça-feira: Alto da Boa Vista / Salviano Santos, Paraíba
Quarta-feira: Soledade, Paulo VI, João Paulo II, Boa Passagem I e II, Walfredo Gurgel, Vila do Príncipe, Samanaú, João XXIII, Recreio e Castelo Branco / Itans.
Quinta-feira: Silvino Dantas e Nova Descoberta

Nenhum comentário:

Postar um comentário