sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Procedimento inédito no Norte e Nordeste é realizado em Natal

Descompressão Discal Percutânea a Laser (PLDD) é indicada para a hérnia de disco
O Hospital Universitário Onofre Lopes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Huol-UFRN) realizou, na última quinta-feira, 18, um procedimento inédito no Norte e Nordeste brasileiro: uma Descompressão Discal Percutânea a Laser (PLDD), utilizando o laser biolitec, tratamento alternativo à cirurgia convencional para hérnia de disco lombar.
O procedimento foi realizado em um paciente com hérnia de disco lombar, com lombociatalgia crônica, que causa dores decorrentes de uma compressão nervosa. “Como não houve melhora com o tratamento clínico, realizamos a intervenção para obtenção da descompressão da raiz nervosa”, salientou o neurocirurgião Eduardo Ernesto da Costa, responsável pela intervenção.

A PLDD é um tratamento "minimamente invasivo", que propicia uso de anestesia local, reduz os riscos de infecção e abrevia o tempo de recuperação do paciente. No entanto, Eduardo Ernesto afirma que “nem toda hérnia de disco pode ser tratada pela técnica, que é simples e eficaz, quando bem indicada”.
O procedimento teve caráter acadêmico e foi viabilizado graças a uma parceria com a Medical Pro, que disponibilizou o laser biolitec, com o intuito de estimular o ensino e a pesquisa e difundir a tecnologia.
Houve ainda a participação de dois residentes em Neurocirurgia, médicos Anderson Macedo e Rivos Arruda, além do anestesiologista Antônio Oliveira, da enfermeira Kirla Melo, do biomédico Jaerdyson Medeiros e dos técnicos em enfermagem, Elizeu Silva e Fábio.
Fonte: Portal EBSERH - Hospitais Universitários Federais

Nenhum comentário:

Postar um comentário